Somos seres sociais, disso ninguém tem dúvida, mas muitas das maiores e melhores oportunidades que aparecem para a gente acontecem de forma individual. Fazer uma viagem é sempre uma experiência incrível, mas viajar sozinho e explorar um novo destino por si só é uma ideia extremamente assustadora para muitas pessoas. O medo envolve insegurança, incerteza e muitos outros sentimentos que não fazem muito bem pra qualquer pessoa que quer viver a vida da melhor maneira possível. Se libertar deles e embarcar em uma “aventura solitária” é uma das melhores formas de conhecer novos lugares, pessoas, costumes e de quebra trazer para a casa um punhado de autoconhecimento e novas formas de enxergar a vida.

                 Viajar sozinho não significa solidão ou falta de companhia, mas sim que você está pronto para andar pelo mundo e encontrar o seu lugar. Que você está pronto para viver a vida e abraçar o que o destino tem para te oferecer. Necessário mesmo é reconhecer que não importa aonde você vá e o que você faça, toda experiência vivida vai mudar a sua forma de enxergar o mundo. É importante ter em mente que programar uma viagem sozinho e sair por aí é muito mais fácil do que parece. Há milhares de outras pessoas fazendo a mesma coisa neste momento, ansiosas pelo o que vão conhecer e trazer de volta na bagagem. Hoje existem aplicativos para passagens mais baratas, para hospedagem mais em conta e ainda grupos em redes sociais de pessoas que compartilham interesses. A tecnologia nunca esteve tanto a nosso favor, facilitando a vida de quem busca novas aventuras e experiências. E em um clique você conhece o mundo, amplia seus horizontes e estabelece uma nova forma de enxergar o cotidiano de um jeito mais rico e repleto de coisas boas.

                 Se você ainda não começou a organizar a sua viagem, ou ainda está sentindo que sair sozinho por aí não é uma boa ideia, temos que te contar uma coisa: mesmo que você faça uma viagem sem companhia, você nunca vai estar realmente sozinho. Existe muita gente disposta a receber você pelo mundo. Gente com quem você vai compartilhar uma refeição, um pôr-do-sol, um quarto de hotel, um dia, uma semana ou mesmo uma viagem. O importante é se lembrar de que mesmo sozinho você vai estar acompanhado, e não vai ser por qualquer pessoa não, mas por você mesmo. Tomando liberdade para adaptar a frase do filme “Na Natureza Selvagem”, a gente te diz que a felicidade só é feliz quando compartilhada mesmo, mas a pessoa que mais merece que a gente compartilhe essa felicidade com ela, somos nós mesmos. Viva em grupo, ame e conviva com as pessoas da melhor forma, mas aproveite os seus momentos com você mesmo. Eles são preciosos!