Passa o inverno, chega a primavera e quando paramos pra ver já chegamos em outubro. É, tempo voa e a vida não para pra ninguém. Por isso se cuidar é uma das partes importantes nesse processo. Com exceção do tumores de pele, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Apesar de todos os avanços no tratamento e prevenção da doença, ainda existe uma barreira bem alta para ser superada quando falamos da luta contra ela. Mas de todas as formas e discursos que envolvem os cuidados contra o câncer de mama, a melhor delas é apoiar e valorizar o Outubro Rosa. Não que a atenção e a consciência devam estar presentes em apenas um mês do ano, pelo contrário, ela tem que ser diária e efetiva, mas essa campanha ajuda na prevenção, diagnóstico precoce e na desmistificação da doença, pois quanto mais falamos sobre, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio.

                 O movimento surgiu nos anos 90 para estimular a participação e a discussão sobre o câncer, e que hoje é uma das grandes armas que temos para enfrentar a guerra contra um inimigo tão silencioso, violento e que ainda mata muita gente. A informação é a melhor forma de vencer a doença, já que as chances de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais é muito maior. Por isso é muito importante que todas as mulheres conheçam o seu corpo e acompanhem o desenvolvimento dele, ficando atentas ao aparecimento de nódulos, caroços e manchas que naturalmente não deveriam estar presentes ali. Seja no banho, trocando de roupa ou em outra situação do cotidiano, o autoexame das mamas é muito importante. Além dele, existem outras coisas que as mulheres podem fazer se para prevenir, como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e claro, fazer a mamografia regularmente.

                 Se cuidar é o primeiro passo para viver uma vida mais feliz. Conhecer o seu corpo é um ato de amor com você mesmo. Se você ainda não fez o autoexame ou a mamografia, não espere esse mês acabar. Os benefícios do que você fizer em outubro vão ser sentidos em tudo o que você fizer nos outros meses do ano, enquanto você mantém sua saúde sob controle vive um cotidiano mais equilibrado e em sintonia com o que é realmente bom para você. Nós da Kiwi Superfoods apoiamos o Outubro Rosa e a busca por uma vida mais leve, feliz e plena. Derrotar o câncer de mama é uma luta de todos, faça a sua parte nessa onda de prevenção! <3