Saúde mental não é brincadeira. Ainda mais nos dias de hoje, em que a correria e a cobrança para ter sucesso tomam lugares dos momentos de relaxamento. A gente tem que focar nas nossas necessidades e deixar o mundo de lado, cuidando para que tudo fique em ordem na cabeça ao mesmo tempo que educamos nosso corpo a entender que tudo acontece no seu tempo. Na teoria é fácil a gente falar e conseguir fazer isso sozinho, mas é na prática que a gente vê que as coisas não acontecem bem assim e que as pessoas ainda encontram muitas dificuldades para manter a cabeça erguida diante de tantas situações que o mundo contemporâneo trouxe. O negócio aqui não é buscar uma solução para esses problemas, já que isso envolve muitas outras coisas, mas sim buscar uma forma de conseguir lidar melhor com eles, se distraindo e buscando algumas formas de driblar alguns deles.

                 A nossa missão hoje é tentar te ensinar a dar a volta por cima e escapar de um grandes males da modernidade: o sedentarismo. Esse problemão faz com que muita gente deixe de viver uma vida plena, aproveitando cada momento ao máximo, perdendo prazer em muitas atividades e deixando de fazer muitas outras. O esporte é um dos principais aliados das pessoas que precisam de sacudir a poeira e voltar a ter o controle da própria vida. Ele ajuda na diminuição da ansiedade e da depressão, já que libera serotonina no organismo, que é uma das substâncias neurotransmissoras que fazem a gente se sentir mais feliz e consequentemente mais calmo, diminuindo a sensação de desânimo, tristeza, irritabilidade ou nervosismo, presentes em pessoas ansiosas e depressivas. Atividades físicas também ajudam a diminuir os níveis de estresse e melhoram as noites de sono, já que o combo relaxamento provocado pela liberação da serotonina + cansaço provocado pelo esforço físico fazem com que o corpo sinta uma necessidade natural de descansar.

                 Aos poucos você vai perceber que você não precisa ser um campeão olímpico ou participar de grandes competições para receber os benefícios do esporte na sua vida. O primeiro passo começa de um jeito tímido, adicionando à sua rotina uma corrida aqui, uma aula de futebol seguida de uma aula de natação, depois uma ida à academia para se matricular e logo, logo você vai estar se sentindo pronto para enfrentar qualquer batalha, com o corpo forte e a mente sã. Afinal, tudo na vida é uma questão de equilíbrio entre essas duas coisas. O importante aqui acaba sendo respeitar seus limites e observar os efeitos que cada atividade física que você praticar vai trazer para sua vida. Fazer a manutenção da calma, do equilíbrio e da mente pode ser a porta de entrada para uma vida plena, saudável e tranquila. Mas é muito importante lembrar que apesar de se exercitar ajudar muito na hora de garantir o bem estar da sua mente, procurar ajuda especializada continua sendo a melhor forma de cuidar de qualquer sentimento conflitante ou ruim, além de ser um ato de coragem e que salva vidas. <3

 

Caso você esteja precisando, você também pode encontrar ajuda aqui:

Centro de Valorização da Vida – CVV: Atendimento pelo número 188.

Serviços de saúde: CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, postos e centros de saúde).

Emergência: SAMU 192, UPA, pronto socorro e hospitais.