O Brasil é gigantesco, cheio de maravilhas, com fauna e flora diversos e beleza pra todo canto. Parques com cachoeiras, cânions, rios de água limpa, trilhas rodeadas de vegetação se espalham pelo nosso território de norte a sul, recheados de atrações para turistas amantes da natureza e da aventura. O nosso país conta com mais de 71 unidades de conservação como essa, das quais aproximadamente 33 encontram-se abertas à visitação. Um número bem grande, mas que comparado com o tamanho e com a beleza do nosso território, poderia ser bem maior. Felizmente esses que podem ser visitados são um show à parte, por isso selecionamos cinco deles para você incluir no seu próximo roteiro de viagem. Vamos lá?

Parque Nacional do Iguaçu

               Pra começar a gente selecionou o queridinho do país. O Parque Nacional do Iguaçu é o lar das Cataratas e movimenta o mercado de turismo, já que vem uma multidão de longe para apreciar o cenário formado por cânions e mais de 270 quedas d’água. Tudo isso cercado por muito verde, já que lá está concentrada a maior área de Mata Atlântica do sul do Brasil. Sem contar com a estrutura que existe por lá, com uma super passarela que leva para uma vista incrível da queda principal, a Garganta do Diabo. O melhor é que o parque pode ser visto durante todo ano, sendo o verão a época onde a concentração de água fica maior, então você pode dar aquela passadinha por lá sempre que quiser!

Parque Nacional do Caparaó

               Esse daqui é pra quem gosta de altas aventuras: localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó abriga o Pico da Bandeira, o terceiro pico mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude. Só que nem de caminhadas e trilhas vive a pessoa que faz turismo no Caparaó. No parque  existe uma série de cachoeiras e de piscinas naturais, como a Cachoeira Bonita e o Vale Encantado, que são ideais para aproveitar um dia quente ou apreciar a beleza da natureza e da vegetação do lugar.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

               Talvez esse oásis no meio do Maranhão seja uma das paisagens mais peculiares que você vai ver na vida. Os lençóis maranhenses são uma área de aproximadamente 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais, formada por dunas altas e curvilíneas, rodeadas por lagoas de água transparente. Parece coisa de outro mundo e deixa qualquer pessoa impressionada! Mas é sempre bom lembrar que para ver o melhor dessa paisagem toda é melhor vir na época certa: entre junho e setembro, quando o nível das águas está mais alto. E além da paisagem, você ainda vai encontrar muita coisa pra fazer por lá, como passeios de jipe pelas dunas e visitas aos vilarejos que ficam perto do parque.

 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

               Quando até a UNESCO considera um lugar Patrimônio Natural Mundial, quem somos nós para dizer o contrário. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no estado de Goiás e conta com belas cachoeiras e formações rochosas. Isso faz com que as maiores atrações do parque sejam as suas quatro trilhas: a Trilha dos Saltos, a Trilha dos Cânions, a Trilha da Seriema e a Trilha da Travessia das 7 quedas. É um lugar mágico, cheio de energia e que merece muito a sua visita!

Parque Nacional de Anavilhanas

               O Parque Nacional de Anavilhanas fica no norte do país, pertinho de Manaus, e conta com um arquipélago formado por mais de 400 ilhas, um dos maiores do mundo, além das suas diversas formações florestais. É a sua chance de conhecer um lugar incrível e sentir a energia da amazônia que preenche todo o lugar, além da possibilidade de nadar com botos em seu habitat natural, navegar pelas trilhas aquáticas e conhecer um dos maiores ecossistemas do mundo. Um experiência única que você tem que viver o mais rápido possível!