Você quer abrir seu negócio próprio e pensa em apostar no mercado de alimentação saudável por ter tudo a ver com o seu estilo de vida? Esse pode ser um ótimo começo!

Esse segmento está em expansão e tende a crescer cada vez mais. Segundo dados do Datafolha em parceria com a Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert), 56% dos proprietários de estabelecimentos alimentícios acreditam que os clientes estão mais interessados em produtos saudáveis. A pesquisa foi divulgada pela Agência Brasil.

Esse levantamento deixa claro que esse mercado oferece diversas possibilidades e tem muito espaço para a entrada de novos negócios. É por isso que neste post vamos apresentar 7 motivos para você abrir o seu negócio voltado para a alimentação saudável.

Quer saber quais são eles? Acompanhe a partir de agora!

1. Variedade de público do mercado de alimentação saudável

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o segmento de alimentação saudável atende a diferentes tipos de públicos — e essa é uma das grandes vantagens desse mercado.

Você pode atender, por exemplo, pessoas que têm intolerância ao glúten e à lactose, que desejam tomar sucos 100% integrais, que não consomem conservantes e açúcares, que optam por produtos especiais (como shakes com iogurte grego em vez de leite), que preferem sucos detox ou produtos fitness, adolescentes que querem seguir a moda, idosos que estão buscando se alimentar melhor, entre outros tipos de consumidores.

Ou seja, além de pessoas que não possuem restrições ou limitações poderem comparecer ao seu estabelecimento, você tem a oportunidade de atender qualquer tipo de público que busque uma alimentação realmente saudável.

2. Variedade de investimentos

A diversificação não está presente somente nos produtos da alimentação saudável, mas também nos investimentos possíveis. Entre as opções estão franquias e negócio próprio.

Cada um desses modelos possui vantagens e desvantagens. Por exemplo: ao abrir uma franquia, você já ganha um modelo de negócio estruturado, testado e reconhecido. Essa é a grande vantagem, já que as chances de sucesso são muito maiores.

Já o negócio próprio apresenta mais riscos e requer que você elabore todo o cardápio e o modelo de negócio. Por outro lado, oferece mais liberdade para inventar.

Dentro dessas modalidades você ainda pode optar pelo e-commerce, o delivery ou ambos. O e-commerce é um pouco mais limitado, pois você deve cuidar do armazenamento e envio dos produtos. Nesse caso, o melhor é escolher alimentos com mais tempo de validade, como as castanhas.

Já o delivery é uma ótima alternativa para chamar a atenção do público e conquistar uma fatia de mercado.

3. Busca por saúde e boa forma

Cada vez mais os brasileiros estão buscando meios para melhorar a saúde e a boa forma. Essa afirmação é confirmada pela Mintel, que revelou dados interessantes em uma pesquisa.

De acordo com o levantamento, 89% dos brasileiros com mais de 55 anos preferem gastar mais para ter acesso a alimentos saudáveis. Além disso, 30% dos clientes querem ver mais variedade de produtos saudáveis nas prateleiras dos supermercados.

Essa é, portanto, a chance de você abrir uma loja especializada e conquistar uma fatia de mercado única, cuja demanda ainda não seja totalmente atendida.

4. Possibilidade de alto rendimento

O aumento pela demanda por alimentação saudável vem ao encontro dos dados do IBGE, divulgados pelo Portal do Franchising, que indicam que a população brasileira gasta aproximadamente 25% da renda com a alimentação feita fora de casa.

Com a concorrência cada vez maior, a ideia é que você consiga se destacar no mercado. Para isso, deve apostar no tripé: atendimento de excelência, produtos de qualidade e preço justo.

O segmento de alimentação saudável já é por si um diferencial que traz novidades ao consumidor, atraído pela variedade do cardápio e por querer sempre estar alinhado às tendências atuais.

Assim, fica fácil perceber que a possibilidade de alto rendimento existe, já que todas as regiões do Brasil já contam com o movimento de qualidade de vida e alimentação balanceada.

5. Resistência à crise

Não importa o momento político ou econômico: sempre será necessário se alimentar. Essa garantia do setor alimentício também faz com que esse segmento seja resistente à crise.

Apesar de o Brasil ter apresentado resultados negativos em alguns tipos de negócio nos últimos anos, a alimentação manteve-se em crescimento. As franquias de alimentação, inclusive, foram as que apresentaram uma elevação mais alta, registrando aumento de 9,4% de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Esse dado aliado à demanda crescente por produtos saudáveis faz com que esses estabelecimentos estejam menos propensos a cair devido à crise.

6. Mais segurança para o seu investimento

Os dados apresentados até aqui já mostraram para você que vale a pena investir em alimentação saudável, certo? Esse é um dos investimentos mais seguros e, por isso, é uma tendência interessante.

Isso não quer dizer que você não enfrentará desafios. Dificuldades acontecem em qualquer negócio. Mas a alimentação saudável é uma tendência que já está bem firme no Brasil, o que faz com que você tenha maiores chances de sucesso.

Esse cenário também facilita na hora de buscar novas oportunidades e parcerias, sem contar que o leque de franquia é muito mais variado. Assim, você pode escolher aquela que se encaixa ao seu perfil e não precisa se preocupar com tantos detalhes, como aconteceria se abrisse um negócio do zero.

7. Negócio de baixa complexidade

Acredite ou não, os negócios do setor alimentício têm menos complexidade do que outros. Para quem está começando a empreender agora, essa é uma boa preferência.

Não há necessidade de se conhecer os produtos, mesmo no caso da alimentação saudável. Se você optar por uma franquia, essa exigência é ainda menor, já que a franqueadora vai repassar todos os conhecimentos necessários.

Além disso, não há outras preocupações, principalmente se você investir em uma franquia. Isso significa que você poderá gerir seu negócio com tranquilidade e sucesso.

Entendeu por que você deve apostar no mercado de alimentação saudável? Agora é só abrir a sua empresa e se dedicar para alcançar o que sempre quis! Ainda tem dúvida se quer abrir uma franquia ou um negócio próprio? Então confira qual o melhor investimento!